Bom Dia ! Como o nosso assunto é só de presidentes ... e já está acabando ... vamos falar de Fernando Henrique.
Vamos lá ?!
Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência do Brasil em 1995 até 2002, com o compromisso de manter a estabilidade do real e reduzir o tamanho do Estado e reduzir os gastos.
Para manter o real estável, o governo ofereceu juros altos aos investidores estrangeiros, conseguindo, com isso, atrair muitos dólares para o Brasil. O governo evitava a alta do dólar e a desvalorização do real.
A fim de reduzir o tamanho do Estado, o governo FHC acelerou o programa de privatização de estatais, iniciado pelo governo Collor. Para isso, o governo FHC conseguiu aprovar no Congresso mudanças na Constituição, entre as quais a quebra do monopólio estatal do petróleo e das telecomunicações.
No seu segundo mandato (1999), uma crise aguda vinda do exterior abateu-se sobre o Brasil. Para enfrentar a crise e voltar a atrair os capitais estrangeiros, o governo FHC manteve os juros altos e permitiu a livre negociação da moda norte-americano.
Os efeitos da crise - especialmente o crescimento do desemprego - aumentaram a insatisfação popular e engrossaram a oposição ao governo FHC.
E aí, gostaram ??
Beijinnhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário