Bom Dia ! Vou postar um assunto bem interessante, chamado de Milagre Econômico ...
E neste post vai ter o início e o fim do assunto acima.
Vamos lá ?!
"MILAGRE ECONÔMICO"
O "Milagre Econômico", é a denominação dada à época do crescimento econômico ocorrido no Regime Militar.
Durante o Governo de Médici, a economia brasileira cresceu bastante, mas a inflação continuou baixa. Foi por conta dessas relações opostas, que se deu o nome de MILAGRE ECONÔMICO.
Esse Milagre aconteceu por conta do Ministro, Antônio Delfim Neto (como mostra ao lado). Ele disse que, para fazer isso, era preciso primeiro, acumular a riqueza para depois dividi-la. Então, para estimular o crescimento econômico, o governo conseguiu empréstimos no exterior; atraiu capitais estrangeiros e baixou os salários dos trabalhadores mais pobres.
Boa parte dos empréstimos e investimentos foi investido nas indústrias. E o que cresceu com esses capitais foi as indústria automobilísticas e de eletrodomésticos.
O FIM DO "MILAGRE"
Em 1973, último ano do governo Médici, por vários motivos, o "milagre econômico" estava quase com seus dias contados.
Em consequência da guerra de 1973 entre árabes e judeus, os países árabes triplicaram o preço mundial do petróleo, o que causou preocupações na economia brasileira, pois o que o Brasil consumia de petróleo, 80% era importado. E por conta dos salários baixos, a maioria da população já não podia comprar os produtos fabricados no país, pois estavam muito caros.
Com tudo isso, o PIB declinou, e a inflação, infelizmente voltou a crescer. Até a diferença entre os ricos e o pobres aumentaram. E com todos esses fatores, foi uma gota d'água para que o presidente Médici saísse do governo com pouca popularidade.
Que ruim isso, né gente ?
Gostaram do assunto ?
E a gente termina por aqui o assunto do REGIME MILITAR.
Abraços !!
resumido mas um bom texto explicativo.
ResponderExcluire demais esse texto amei ...
ExcluirO melhor resumo que consegui encontrar. Lacrooou
ResponderExcluirirado esse resumo esse e um maximo
ResponderExcluirRealmente, foi o melhor texto a respeito desse assunto que eu encontrei, mesmo depois de 6 anos de sua criação, ainda se destaca
ResponderExcluirmuito bom esse resumo
ResponderExcluir